sexta-feira, 22 de abril de 2011

Terra à vista


Pouca gente lembra datas marcantes na história. Natal, páscoa, carnaval?? Não, não são estas que estou falando. A data que falo é 22 de Abril, o "descobrimento do Brasil". Não sou uma fã de história, mas acho que todos, inclusive nós adolescentes, temos o dever de conhecer nossa história.
Portugal e Espanha se lançavam ao mar em busca de especiarias concentradas nas Indias. Além disso, aproveitavam para explorar terras "achadas" por eles.
Nossa terra já era bem habitada pelos índios antes dos Espanhóis aparecerem, como constava no tratado de Tordesilhas, esse espaço que vivemos hoje era propriedade de Portugal. Então que venham os portugueses nos "descobrir"!
Com uma frota liderada por Cabral e conduzida por naus e caravelas, enfim, terra à vista! Os portugueses desembarcaram e se depararam com os nossos índios. Mas nada foram flores, nos deram espelhos em troca de serviços, por que não dizer escravos. Nossos índios, nossa cultura. Explorados e ameaçados.
Alguém ai já parou pra pensar, e se não fossem os portugueses que nos colonizassem? E se fosse outra nação, como seríamos? Teríamos a mesma cultura?
Provavelmente não, mas nossa terra era tão bela! Ah, que descrição Pero Vaz de Caminha, escrivão, faz dessas terras, de toda beleza.
Enfim, essa é uma pequena história bem resumida do nosso passado, o qual acho bastante importante conhecermos para que tenhamos uma visão mais crítica do nosso passado.

“Quem não conhece seu passado, está sujeito a cometer os mesmos erros.”
Gisely Maria

6 comentários:

  1. Não tenha dúvida que adolescente pensa sim. Que bela matéria, que Blog fantástico. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem reparado. Parabéns, finalmente uma coisa que compensou ler neste princípio de fim de semana.
    São de análises como esta que o mundo precisa. As pessoas se prendem a tantas desculpas supérfluas - sem criticas explicitas - e se esquecem de tantos princípios... tantas questões...

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo, tenho um selo para você em meu blog.

    Abraços,
    Caio

    ResponderExcluir
  4. Não da pra esquecer... hehe.
    meu aniversario é nesse dia.
    essa data faz parte do meu passado e do meu futuro. rsrs
    enquanto eu viver.
    adoorei. beijossssssss

    ResponderExcluir