quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Adolescer? Que verbo é esse?

Um dia desses, uma aluna minha adicionou ao seu orkut uma comunidade chamada: “Adolescência, época de fazer m...”! Parece um ato comum, mas isso me inquietou. Será mesmo que a adolescência é essa época em que as pessoas têm obrigatoriamente que ser inconsequentes? Fazer m...? Será que a maioria, na vida real, vive igual ao filme American Pie? Curtindo no melhor estilo e clichê norte-americano? Fazendo jus ao nome deste blog, acho que os adolescentes podem e devem ser “seres pensantes”. Pensar no sentido da vida, da morte, do amor, do estudo, do ódio... Entretanto o ato de adolescer não é igual para todos e todas. Até porque, aí está em jogo a educação, a situação social e econômica, as escolhas individuais, entre outras variáveis. Não sou mais adolescente; mas já fui e trabalho com adolescentes. Vejo que há alguns muito mais fechados às mudanças do que a galera da minha geração, por exemplo. Adolescente pode ser aquele que quebra uma lâmpada no rosto de um desconhecido ou aquele que acaricia o rosto de um amigo; ou ainda pode ser aquele que vende balas no sinal. As idades são as mesmas, e aí? Todos fazem m...? E o que significa fazer m...? Se for cometer erros, todos nós cometemos independentemente da idade! Mesmo assim, acredito na mudança. Nem todo adolescente: escreve mal, é rebelde sem causa, é fútil, ouve música ruim, vive alheio ao mundo, etc., etc. Eu não estou fazendo aqui nenhum juízo de valor. Só é uma constatação. Ainda assim me sinto tentado a dizer que gostaria que a maioria dos jovens tivesse a iniciativa de criar e seguir projetos como o do presente blog.

Autor: Sandro Silva

7 comentários:

  1. éé fazer M.
    nem todos os adolecesntes são assim.
    todos nós erramos na vida independente da Idade.
    só temos que ter respossabilidade ao fazer oq nós covem.

    ResponderExcluir
  2. conhecii hoje o blog e já virei fã , vocês esscrevem mmuito bem parabéns! ;D

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente, as vezes nós adolescentes até podemos agir errado, mas isso é não é só na adolescencia. E também, ninguém é perfeito!

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu acheei esse muiito Bom ,foi bom eu leer esse texto !! Sandro Silva,e outros maais... estão de PARABÉNS !

    ResponderExcluir
  5. É verdade!Por isso criei meu blog,para expressar o modo adolescente de ser, afinal somos como qualquer pessoa, comemos,compramos,
    repiramos normalmente.Não somos et's ou monstros.Somos apenas serem humanos querendo viver cada um de sua maneira.Ah, parabéns pelo texto, muito bom !

    ResponderExcluir
  6. É Vdd Viu,o mundo ta ki ta hj em dia..rsrs
    Gente De-em uma olhada no meu blog,ta um sucesso..Entretenimento,Noticias,Grandes sucessos E Muitoo Mais em Um Unico Lugar.Corram Ta Muito Legal
    Vejam,Comentem e Se Tornem Nosso Membro No Blog- baudesucessoss.blogspot.com.br/
    E Curtam Nossa Página No Facebook- http://www.facebook.com/pages/Doug-Ba%C3%BA-De-Sucessos/227535944057892?ref=hl..
    Obrigadoo !!!

    ResponderExcluir